quinta-feira, 29 de julho de 2010

Nunca é tarde para fazer missões, comece agora!

Ministério leva esperança a jovens na Tanzânia
Trabalhos sociais ajudam moradores a aumentar a renda familiar

O cristão deve cumpri o Ide do Senhor, levando a Palavra de Deus aos lugares mais remotos da terra. Mas, não pode deixar de lado a assistência social. Isso é o que tem feito o Grace Ministries International, através dos seus missionários na Tanzânia.

O trabalho desenvolvido pelos missionários leva alegria aos moradores de algumas aldeias. Mas não é só isso. Eles recebem cuidados médicos, tratamento odontológico, informações sobre alimentação e aprendem uma profissão, o que ajuda no orçamento.

Conheça alguns dos trabalhos desenvolvidos na Tanzânia:

Mel
Uma grande quantidade de favos de mel são retirados das colméias de três meses. Mas, para ser um apicultor, os jovens tem que frequentar um seminário que é realizado em três locais: kapenta, Mumba e Tatanda. Durante as aulas os professores aproveitam a oportunidade para falar do amor de Cristo.

Nutrição
Desde a primeira visita ao Rukwa, observou-se que as pessoas tinham poucas árvores frutíferas. Eles aproveitam a estação das chuvas para plantar, pois elas serão inundadas até o final de março ou início de abril. A colheita ocorre no final de maio. Esta é uma fonte de renda, que rende cerca de R$ 200 por família por ano.

Saúde
A clínica em kapenta ajudar a satisfazer as necessidades físicas do povo. Um oftalmologista de uma igreja da Pensilvânia, junto com sua equipe, visita duas vez por semana a comunidade e atende centenas de pessoas com montagem de óculos. Outro trabalho é o odontológico, desde 2003, mais de 5.500 dentes foram extraídos.

Pelas águas
Mas nem só de pão viverá o homem. Um barco permite que o ministério leve a Palavra através da literatura e cultos ao ar livre, pregando na vilas em torno do lago Rukwa. Depois os pastores voltam para visitar os novos irmão. Além disso, o ministério pretende construir uma igreja na aldeia Nangoli.

Construção
Casas, escolas estão sendo construídas na região com ajuda dos missionários. Alguns materiais de construção como os tijolos são feitos à mão pelos próprios moradores antes das chuvas. Placas, telhados de palha e pedras são produzidos ou adquiridos localmente, no Vale Rukwa. Essa iniciativa já beneficiou muitos moradores.

Educação
A escola Bíblia foi concluída na Vila Ilemba para a formação de líderes. Anteriormente a escola funcionava com os alunos reunidos na igreja de kapenta. Atualmente 33 alunos já concluíram o preenchimento dos cargos desta escola, como evangelista, diácono, presbítero, superintendente da Escola Dominical, e outros vão para a escola de pastores.

Fonte: MNN / Redação CPAD News