terça-feira, 22 de junho de 2010

Trabalho só no trabalho ou eu devo levar para casa?


Eclesiastes 3 inicia dizendo “tudo tem seu tempo determinado” e, mais à frente, aponta “também que todo o homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho. Isso é um dom de Deus”. Temos, aqui, dois fundamentos: (1) cada coisa em nossa vida tem o seu momento certo; (2) que é preciso separar um momento para desfrutarmos da vida e termos recompensa por nosso esforço diário. Então, levar trabalho para casa é correto? Em princípio, não. Mas acontece. Por quê? Quais as razões?

1) Falta de habilidade para administrar o tempo. Saber administrar o tempo é um dos grandes desafios de cada pessoa em face das urgências e rapidez com que as coisas mudam, movimentam-se ou se desenvolvem. A administração do tempo abrange a atenção despendida a cada uma de nossas diversas atividades, algo tão sério que às vezes nos causa certa angústia. Tanto que, certamente, você já deve ter se deparado com pessoas que gostariam que o dia tivesse mais de 24h para darem conta de todos os compromissos – mas, será que se assim fosse, essas pessoas conseguiriam resolver todas as suas pendências? Ou arrumariam mais coisas para fazer? Lembre-se: “há tempo para todo propósito”. O problema não está no tempo, mas na falta de administração dele, na falta de habilidade para estabelecer prioridades e de se organizar.

E não pense que, ao levar trabalho para casa, você estará sempre acumulando pontos positivos com seus superiores. Há chefes que encaram de forma positiva, percebendo o esforço do funcionário, mas há aqueles que vêem como incompetência (o funcionário não consegue dar conta porque não sabe administrar seu tempo ou porque é lerdo para fazer o que tem que ser feito dentro do horário normal) ou má-fé (o funcionário deixa de cumprir sua tarefa no horário normal, para ganhar mais dinheiro fazendo hora-extra ou parecer esforçado).

A Bíblia, em muitas passagens, fala a respeito da administração do tempo. Em Efésios 5.16, fala em agir "remindo o tempo, porque os dias são maus", sendo que uma tradução mais recente utiliza os termos "usando bem cada oportunidade". Remir, como se sabe, significa salvar, resgatar, adquirir de novo. Essa preocupação com o tempo se liga à fugacidade da vida, ao seu caráter transitório e efêmero. Isso foi retratado por Tiago ao dizer: "Que é a vossa vida? Sois, apenas, como uma neblina que aparece por um instante e logo se dissipa" (Tg 4.14); ao passo que o Salmista disse que "tudo passa rapidamente, e nós voamos" (Sl 90.10).

Há algo que você pode fazer para remir seu tempo? Então faça! Meus alunos precisam estudar a Constituição Federal e outras leis para passarem nas provas. Eu os aconselho a gravar tudo em CD ou MP3 e ouvir no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. Isso é remir o tempo: Descobrir alternativas para realizar tarefas em momentos que não estão sendo aproveitados. Resgate o tempo que você não está aproveitando! Outra coisa: O que você faz que pode ser mecanizado, automatizado, delegado ou, por não ser útil, suprimido? Isso é remir o tempo.


2) Falta de habilidade para definir prioridades. Saber o que deve ser feito agora e o que deve ser deixado para depois. Não perder tempo com coisas inúteis ou sem importância. É aí que entra o planejamento. Você tem um trabalho importante e longo a fazer? Ok, então o primeiro passo é definir a ordem das coisas; os recursos que você dispõe para executar a tarefa; quais os fatores que estão a seu favor e quais os que estão contra; com quem você pode contar para te ajudar; quanto tempo você vai precisar para concluir todo o trabalho; tentar se prevenir para caso aconteça algum imprevisto: obstáculo, dor de barriga, apagão, terremoto... Seja lá o que for! Isso tudo faz parte do planejamento e você precisa parar para pensar nesses detalhes.

Experimente montar um quadro de horários, com todas as suas tarefas – se o tempo está curto, observe o que pode ser cortado ou postergado para um momento mais apropriado. Se tudo é absolutamente importante e imprescindível, e não há nada que possa ser cortado, não se desespere. Realize todas as tarefas da forma mais objetiva possível, sem prejudicar a qualidade do seu trabalho.

Por outro lado, aquele velho ditado: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” – não pode ser esquecido. Tem gente que tem tempo para executar suas tarefas, mas vai adiando, adiando, deixando tudo para a última hora... Até que chega um momento em que não dá mais para adiar e aí tem que correr para recuperar o tempo perdido. Para quem fica adiando tudo, por desleixo ou preguiça, a Bíblia tem um conselho: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso!” (Pv 6.6-11; 30.25). Você quer se dar bem? Então adiante suas tarefas, deixe tudo pronto, encaminhado, separado, organizado. Assim, no momento da conclusão, você não terá preocupações.


3) Não saber dizer “não” quando é preciso. Muitas vezes, alguém precisa ouvir um “não” de nossa parte. Tudo nesta vida tem um limite. E nós mesmos precisamos dizer “não” para alguns caprichos nossos. Se você está sobrecarregado, repleto de prioridades indispensáveis, tem que saber dizer não, por mais que isso doa em seu coração. Nessa hora, é preciso serenidade, sabedoria e argumentos sólidos para fundamentarem a sua negação. Eu sei que é difícil dizer “não”; mas você precisa impor limites para si mesmo e para os outros.

Mas, enfim, digamos que você não tenha dado conta dos afazeres, por mais que tenha tentado seguir todos os conselhos aqui apresentados, e precise realmente levar trabalho para casa. Ok, então leve. Muitas vezes, para melhorarmos de vida, também precisamos fazer um extra. Isso é totalmente aceitável. A única coisa que não pode acontecer é você deixar de lado você mesmo (seu lazer, sua atividade física e espiritual) e as pessoas que você ama (família e amigos), e só pensar em trabalho o tempo inteiro. Todo ser humano precisa de um momento de relaxamento, de estar com a família, amigos etc. Qualquer pessoa que se prive desses momentos por causa do trabalho, um dia acaba surtando e perdendo a saúde e a felicidade, entra em depressão etc.

Então a orientação é: Procure separar bem cada coisa e dar-lhes a devida atenção no seu momento certo (trabalho, família, amigos, igreja e você). Se tiver que levar trabalho para casa, procure ser o mais eficiente possível para que isso não se torne rotina. Respeite o seu momento de descanso (Deus nos deixou esse grande exemplo ao criar o mundo! Ele é o Todo-Poderoso e, mesmo assim, descansou. Você é a imagem e semelhança Dele, portanto, não se prive do descanso semanal). Pratique exercícios físicos (eles ajudam a oxigenar o cérebro, a dar mais disposição para o trabalho e mais saúde – faça pelo menos uma caminhada de 40 a 60 minutos, três vezes por semana. Você se sentirá bem mais disposto, acredite.). Tenha os seus momentos de lazer, de diversão, de comunhão com seus amigos. Trabalhe, mas também aproveite a vida. “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a alma” (Pv 16.26), a felicidade, a saúde e a família?

William Douglas é juiz federal, professor, especialista em Políticas Públicas e Governo; conhecido como “guru” dos concursos, seus livros já venderam mais de 400 mil exemplares. www.williamdouglas.com.br