sexta-feira, 28 de maio de 2010

Escoteiros de Cristo

Com o lema ´O melhor para Deus´, grupo se destaca no Distrito Federal

Há dois anos, os jovens da Assembleia de Deus em Taguatinga Norte (DF), liderada pelo pastor Ronaldo Fonseca, integram os cerca de 28 milhões de jovens que atuam como escoteiros no mundo. Bill Gates, Neil Armstrong (primeiro homem a pisar na lua), Itamar Franco (ex-presidente do Brasil) e José de Alencar (atual vice-presidente de nosso país) são exemplos de grandes líderes formados que passaram pelo escotismo.


Atualmente com 97 membros em idades que vão desde os 7 anos até aos 23 anos, o Grupo de Escoteiros Assembleiano Alfa vem dinamizando as atividades dos departamentos infantil, de adolescentes e jovens da igreja através dos ensinamentos do escotismo. O diferencial de todo o trabalho é que as atividades não se baseiam apenas nos preceitos e normas do escotismo secular, mas se adaptam aos princípios da Palavra de Deus.

De acordo com o pastor Ronaldo Fonseca, o projeto nasceu da visão de aproximar a comunidade do Evangelho. "A coordenação do grupo fez uma adaptação da prática do escoteirismo à Bíblia e está funcionando muito bem. Inclusive, temos dez integrantes que não são evangélicos, mas que participam do grupo e são apoiados por suas famílias”, destaca pastor Ronaldo.

Pelo menos uma vez por semana, o grupo se reúne na sede da igreja e na Floresta Nacional de Brasília para treinamentos. Durante o encontro, os ensinamentos e atividades aplicadas baseiam-se na Bíblia e enfatizam mensagens ministradas pelos pastores durante a semana. Além dessa atividade semanal, o Grupo Alfa participa de evangelismos e eventos e, duas vezes por ano, de acampamentos, cursos e excursões juntamente com outros grupos de escoteiros do Brasil.

Tudo isso junto gerou bons resultados e mudou a vida de muitos participantes do grupo. Crianças e adolescentes com perfil indisciplinado ou de difícil temperamento, aos poucos, mudaram de comportamento. “No Alfa, eles aprendem que disciplina e solidariedade são fundamentais para a vida em grupo, na família, na igreja e na sociedade em geral. Nosso objetivo é ganhar vidas para Cristo e formar bons cidadãos e bons filhos, complementando os ensinamentos dados na família, na escola e na igreja. Tudo com base bíblica”, explica Vanessa Campos, líder do grupo, escoteira desde os 14 anos.

E os resultados são animadores. Desde o início da atuação do grupo, 16 escoteiros já se batizaram nas águas. A cada batismo, todo o grupo fica de pé e aplaude os novos membros da igreja, momento do qual toda a congregação participa com regozijo.



Mas, o trabalho não fica só aí e os integrantes trazem seus frutos. O trabalho de evangelismo com distribuição de folhetos e participação em eventos, além da motivação dos jovens escoteiros, atrai os colegas da escola, da rua e da comunidade. Danilo Augusto é um deles. Convidado pelo irmão que já era evangélico, Danilo foi ao culto e ali teve um encontro com Cristo. Ao chegar à frente para receber oração, foi reconhecido por um colega de classe que já era escoteiro. “Ele e outro amigo me falaram do Alfa e eu me interessei e entrei no grupo”, conta. Convertido há um ano e batizado nas águas em junho, o adolescente destaca que uma das coisas que mais tem valorizado na igreja e no Grupo é o companheirismo. “As amizades são mais verdadeiras que lá fora. Também tenho crescido em minha vida espiritual. Agora busco a direção de Deus em minha vida, Ele é meu guia e minha vida mudou!” testifica.


Por Eugênia Santos / AD Taguatinga Norte (DF) - Fonte:
www.cpadnews.com.br