quarta-feira, 31 de março de 2010

Cuidados com a mania de internet dos filhos

Prejuízo nas relações interpessoais e mau humor podem resultar dessa mania


A tecnologia tem nos ajudado em muitas coisas, mas a que se ter cuidado em relação à forma como tem sido utilizada. Muitas crianças e adolescentes passam mais tempo do que deviam em frente à telinha do computador. Alguns já estão trocando os amigos reias pelos virtuais, e isso é perigoso. ¨Há, por exemplo, grande prejuízo nas relações interpessoais¨, afirma a psicóloga Luíza Samira Flores Alves, membro da AD em Caçador (SC).
Luiza fala ainda que os pais têm que estar sempre em ¨estado de vigília¨ em relação aos hábitos do filho em relação à internet. ¨Quanto mais acompanhado o menor, mais seguro¨, assevera a psicóloga, que alerta para a melhor maneira de agir caso haja mudança de comportamento. ¨Dialogar, perguntar, conversar sempre, antes mesmo de perceber o comportamento estranho, pois quanto mais próximos os pais estiverem mais protegido a criança estará¨, declara.

Outra dica da especealista é a mudança de humor. ¨Esse humor pode ser influenciado pelo excesso, que causará o cansaço, informações erradas, o que causará curiosidade e até revolta achando os pais errados e o ¨novo amigo¨ certo. Já o uso correto da internet poderá estimular a leitura, a busca de novidades e trocas de informação em conversas na escola e família.
Na verdade, não existe uma receita pronta para agir com os filhos. Existe, sim, muito diálogo, amor, limites e oração¨, finaliza.