sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O RICO e o CEGO

Estudando o capítulo dez do livro de marcos me deparei com dois personagens muito interessantes, o jovem rico (17-22) e o homem cego (46-52)
Em alguns aspectos eles são idênticos, ambos chamam por Jesus de forma muito clara. O Jovem corre e se ajoelha, enquanto o cego grita. Os dois tem alguma noção sobre quem Jesus, tem um encontro com Ele e podem até fazer perguntas e pedidos.
Só que depois do encontro com Jesus o jovem sai triste, enquanto que o cego sai feliz. O Jovem vai embora enquanto que o cego começa a seguir Jesus.
Porque isso acontece?
Creio que o jovem rico se aproximou de Jesus apenas para ouvir elogios. Durante a conversa ele diz para Jesus que já obedecia à todos os mandamentos, mas quando Jesus o manda vender o que tinha, percebemos que ele na verdade descumpria os primeiros mandamentos, que dizem para amarmos a Deus e não termos nada que seja mais importante do que Ele em nossas vidas.
O Jovem amava suas coisas mais do que amava a Jesus.
Já o cego chega diante de Jesus completamente diferente, ele se humilha, pede misericórdia e crê em Jesus, sua fé é declarada pelo próprio Cristo após curá-lo.
Infelizmente muitos dos participantes das igrejas de hoje são exatamente como o jovem rico, eles se acham bons, por isso não precisam crer em Jesus. Frases como as do cego pedindo por misericórdia não fazem sentido, já que, na verdade eles acreditam que seus próprios atos os já são suficientes para salvá-los.
Que Deus nos ajude a sermos cegos para as cosias do mundo, miseráveis diante dos homens, mas fieis à Jesus.



Pr. Roberto A. Rodrigues
adolescentecrente.blogspot.com